sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Porquê a numeração 15, 30, 40 ?

Seja você um jogador de tênis ou não, explicar esse tipo de pontuação não é nada fácil.


Existem várias teorias sobre este assunto, mas irei falar sobre duas que considero importante.


A primeira teoria é que o jogo era marcado em relógios de parede. O ponteiro, como em todos os relógios, começava no alto, indo para a direita ( 15 ), depois para baixo ( 30 ) e por fim ia para a esquerda ( 45 ).

O jogo de tênis fluía normalmente, porém, inventaram que para se fechar um game o jogador deveria abrir, no minimo, dois pontos de diferença sobre seu oponente. Além disso,o número 45 se tornou 40. Criaram também a vantagem, caso houvesse um empate entre os jogadores ( 40/40 ).

A segunda teoria é que na quadra de Jeu de Paume ( precursor do tênis em que os jogadores jogavam com as mãos ), a cada ponto o jogador conseguia avançar 15 pés ( 4,5m ), por fim 10 pés. Por causa disso a numeração, 15, 30, 40.

Em inglês, temos outra curiosidade sobre o sistema de pontuação. Quando um jogador pontua frente à seu adversário, 15/0 por exemplo, o juiz pronuncia ao público " fifteen, love ". Essa denominação, muito provavelmente, veio da França e pode ter vindo da palavra " ovo "( L'ouef ), que é redondo como o zero.

Por mais curioso que possa ser, tanto juízes, jogadores, assim também como espectadores respeitam este modelo de disputa e não querem derrubar este tipo de sistema.